16 julho, 2013

Coração de mãe

Ontem, a propósito de a bebocas ir levar a segunda dose da Prevenar e da Rotarix fomos ao centro de saúde e aproveitei para a pesar e ver a evolução de um mês de comida sólida. Resultado? Aumentou 210g.
Começou então a enfermeira a dizer-me que devia entrar urgentemente em contacto com o pediatra porque tão pouco aumento de peso não é normal e que a miúda deve estar com algum problema... Escusado será dizer que não ouvi mais nada. Fiquei com a palavra problema a martelar-me na cabeça e a questionar-me. Será que a minha filha tem algum problema? Entretanto lembrei-me que tinha de respirar e lá a ouvi dizer que existe um padrão de crescimento e ser excepção pode ser bom ou mau e que não me esquecesse de falar com urgência com o pediatra porque a menina podia ter um problema. E cá estava novamente a palavra a ecoar na minha mente e eu a sentir que me fugia o chão dos pés.
Quando cheguei a casa não estava em mim, o meu coração tinha parado no instante em que falaram em problema e eu já estava completamente desorientada. Enviei um mail ao pediatra (que é um querido para os bebés e para os pais e que nos responde sempre) e fiquei o resto do dia suspensa e a pensar com os meus botões, então e se... (Vamos bater na madeira).
Segundo o pediatra o peso da bebocas está óptimo, 5840g. Ela é pequenina sim mas sempre foi. A comida é para continuar a fazer como estamos a fazer e os intervalos para manter (4h30) desde que ela aguente. A papa é para manter mesmo ela só comendo 100ml não é para forçar. É o ritmo dela e o metabolismo dela é assim.
Foi apenas um susto mas este episódio custou-me muito. 
E já agora aproveito para perguntar. Mães que estão ou estiveram nestas andanças comer oito colheres (de sopa) de sopa e 3/4 de uma banana grande ou 1 maçã ou 1 pêra com este peso parece-vos pouco? É que a única refeição que a miúda custa a comer é a papa.

8 comentários:

  1. Não me parece pouco!! O que interessa é que ela esteja a evoluir bem!! A minha continua a comer de 3 3h excepto com a papa que aguenta mais e com a fruta menos (ao fim de 2h está cheia de fome). As crianças são todas diferentes!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Dás a fruta sozinha? Eu dou a fruta a seguir à sopa.

      Eliminar
    2. Dou a fruta sozinha ao lanche da manha e passadas 2h a sopa. E depois passadas 3h a papa. De resto é leite! Os pediatras variam muito, por acaso a minha faz assim...

      Eliminar
    3. Pois eu sei que os pediatras variam muito :) era só por curiosidade. Obrigada

      Eliminar
  2. Apenas te posso dizer que cada menino tem o seu crescimento próprio e por isso respira, fica calma. Eu com o meu segundo filho desde que nasceu que sempre engordou muito pouco, fez mil e um exames e na verdade o miúdo come bem mas parece que a genética do miúdo é ser assim franzino :)só agora é que tem percentil na linha de peso. Enquanto o irmão mais velho sempre cresceu muiiiittto. Por isso relax!

    ResponderEliminar
  3. Não faças comparações. Depende das crianças. A minha filha foi sempre percentil baixinho (e quando nasceu não tinha percentil) e quando iniciámos a comer sopa, começou logo a comer duas conchas grandes. E ainda assim e sendo uma pequena enfardadeira que come imenso,continua a ser uma miniatura.

    Relaxa e curte a pimpolha!

    ResponderEliminar
  4. Sorry! O comentário anterior é meu! :)

    ResponderEliminar